quinta-feira, 11 de abril de 2013

CISTOS RENAIS E POLICISTICOS

O nefron é a unidade funcional do rim. O nefron, anatomicamente, é constituído de um filtro, o glomérulo e de túbulos que levam a urina até a pelve renal. Desta, através do ureter, a urina chega até a bexiga. Os cistos renais são dilatações de alguma porção do nefron.
Eles se desenvolvem e crescem em razão:
 

Do aumento da pressão dentro do rim,
  • Do aumento do gradiente das soluções salinas que banham o nefron e


Das obstruções de graus variados, que ocorrem em qualquer lugar do nefron.

Os cistos podem ocorrer em um ou nos dois rins e são, quase sempre, em pequeno número e de tamanho menor que 3 cm. Quando todo o rim é tomado por incontáveis cistos, de tamanhos variáveis, chama-se rim policístico.
Tratamento
Não existe tratamento específico, depende dos sinais e sintomas que o paciente apresenta. O portador de cisto deve ser acompanhado anualmente para prevenir eventuais complicações (hematúria, cálculo, infecção) e evitar que alguns cistos com crescimento exagerado possam provocar obstrução e sofrimento ao parênquima renal. A maioria deles acompanha a pessoa por toda a vida, sem causar nenhum problema médico.
 Rins policísticos?
Os rins policísticos nada mais é do que uma doença renal que causa desordem genética e esta relacionado com vários cistos nos rins, quando ocorre os cistos nos rins podemos ter uma série de problemas, devido ao aumento que ocorre nos rins e por isso ocorre de algumas vezes os rins falharem  levando a necessidade de diálise.


Nenhum comentário:

Postar um comentário